segunda-feira, 6 de março de 2017

Triatleta concilia treinos, família e casa

         

         
         Iniciando uma semana de supercompensação, onde a intensidade e o volume dos treinos caem para que o corpo assimile o esforço feito nas últimas quatro, hoje eu tinha 12k de boa. Não pretendia, porém, iniciar a corrida às 10h40. A turma contratada pra fazer manutenção no CT chegou por volta das 8h e, sabe como é sítio, tive que passar as coordenadas e até botar a mão na massa. Assim sendo, a trabalheira matinal me fez dispensar o aquecimento na bike. Ah, e sabendo que o treino demoraria e seria precedido de serviço braçal, comi três ovos com presunto pra garantir o desempenho. O calor me fez lembrar o sofrimento da última sexta e fui bem moderado. Tanto é que nem precisei de água. Fiz os 12k e caminhei mais 4k. Só depois do banho no riacho é que subi pra tomar dois copos de leite e comer uma maçã. Almoço mesmo que é bom, só às 13h30. Quem correu também foi minha amiga Cris. Além de contar como foi o treino, ela está compartilhando um pouco de sua rotina de triatleta e de seus hábitos alimentares.


Cris depois dos 12k de hoje
         Meu nome é Ana Cristina de Oliveira, tenho 45 anos, casada, dois filhos, psicóloga, canceriana, paulistana residente em Floripa há 13 anos. Desde pequena sempre pratiquei e gostei de esportes. Tênis, natação, balé e esportes aquáticos. Destes últimos sempre gostei muito, pois adoro o mar. A corrida sempre estava presente, mas de uma maneira diferente de hoje. E  logo que mudei para Floripa comecei a correr e participei de algumas provas de rua. Em 2007 comecei a correr com planilhas orientada pelo Roberto Lemos e de lá pra cá foram muitas provas de 10km, 21km e 3 maratonas. Em 2014, descobri uma hérnia de disco na região da lombar, e por orientação médica em conjunto com o treinador, eu iniciei no triatlo. Nessa época também eu conheci a dieta paleolítica e lowcarbhighfat. E começar no triatlo não foi uma tarefa muito fácil porque de bike eu não entendia nada, era totalmente leiga. Já a corrida e a natação eram muito familiares e não tive problemas para me adaptar. O ciclismo foi o desafio. Em dezembro de 2015 fiz minha primeira prova de triatlon. Foi uma glória vencer todos os desafios que é comum nas mulheres triatletas - conciliar treinos, família, casa etc e tal. Nestes anos aprendi muito sobre a dieta paleolítica adotada aos atletas, que é muito interessante, e atualmente eu colho os frutos dessa mudança, tanto física como mental. E a performance melhorou absurdamente.  Nas minhas pesquisas, leituras e receitas descobri no mundo paleo (kkkkk ) o caldo de ossos, que é um excelente recovery. Nao posso deixar de mencionar que há um ano pratico funcional, minha recente paixão.

           Minha alimentação é baseada em comida de verdade – carnes, frango, peixe, ovos, vegetais, legumes e frutas ( de preferência com pouca frutose). Na realidade eu descasco mais e não abro pacotes.  Procuro, sempre que possível, comprar produtos orgânicos. Uso banha de porco para cozinhar, azeite de oliva extravirgem ou a manteiga ghee. Faço alguns exercícios em jejum e como quando estou com fome.Tento comer mais tubérculos a noite, antes dos treinos mais puxados. Meu almoço e jantar sempre têm um tipo de proteína, bastante salada e batata doce. Gosto de fazer receitas paleo que pesquiso. Gosto muito de café com gordura o famoso bullet prof café a prova de balas. Faço o café passado e bato com óleo de coco. Fica cremoso. Ou faço café com leite de coco.


         E agora conto como foi meu treino de hoje. Cheguei às oito horas no La Serena, conforme havia combinado com algumas amigas. Cada uma tinha um treino diferente, mas mesmo assim tentamos correr juntas. Nos quatro quilômetros de aquecimento já comentamos que estava muito quente. O segundo bloco de 4k era 500m forte e 500m fraco. Foi difícil. Sofri pra manter o mesmo ritmo no último bloco. Quando faltava 500m pra fechar o treino, encontrei minha amiga Luciana Magalhães com um a garrafinha de água fresca. Foi maravilhoso. Terminei o treino feliz. Amo esse treino 3x4km. Melhor ainda por estar rodeada das melhores companhias, minhas amigas de treino – Edith Gondin, Ivone Tarini, Janaina Porto Alegre e Luciana Magalhães.

         Ah, Antes de correr ou treinar nos dias de semana, tenho que levar o meu pequeno triatleta na escola. Por isso começo os treinos às oito horas.


Obrigado, Cris, pelo relato. Resta ao paisano aqui fazer o resumo do treino que fiz hoje. By, by.


Resumo do treino

Aquecimento:
2h de serviço de jardinagem no CT
1,5km de trote com educativos (pra lá de repetitivo)

Corrida:
12km de boa (mas não precisava ser no calor)
Tempo: 1h07
Ritmo: 5’36
Cadência: 164
Subida: 64m

Descida: 90m

Desaquecimento: 4k caminhando

Nenhum comentário:

Postar um comentário