sexta-feira, 31 de março de 2017

Treino, segredo e dinheiro



         Aos meus amigos que leem este blog, por favor, não me contem segredos. Tem duas coisinhas que não gosto de guardar pra os outros: dinheiro e segredo. O dinheiro é seu? Fique com ele. O segredo é seu? Fique com ele pra você. Não gosto também de divisões nem de divisões das divisões. No esporte, como em quase tudo na vida, as pessoas tendem a criar grupos, depois um subgrupo e, mais adiante, o subgrupo do subgrupo. Isso ocorre até nas equipes. É até meio que natural as pessoas se unirem por interesses comuns. No caso do triathlon, meu interesse é o próprio triathlon. Se fosse possível, cada mês eu treinaria com uma assessoria diferente. Porque minha galera é a do triathlon. “Sim, Gile, e o que tem isso a ver com o treino de hoje?”.  Calma, calma, vou dar uma passada no treino e já conto.

         Os treze graus das seis e meia da manhã me disseram pra esperar o sol reinar absoluto antes de começar o treino. Foi o que fiz. De tanto arranjar o que fazer, só comecei o aquecimento na bike às 10h20. Por ter tomado café da manhã às sete horas, o ideal era ter comido alguma coisa antes de começar o esforço. Quando saio pra treinar logo após o café, tudo bem, mas quando demoro mais de duas horas, que foi o caso de hoje, como um pouco. Fiz os trinta minutos de bike no rolo e desci pra o circuito. Um quilômetro e meio na estrada de terra é pra trotar e fazer educativos de corrida. Chegando ao asfalto, aí sim, ligo o Garmim e inicio o treino. A planilha orientava pra que eu fizesse 15k numa frequência cardíaca entre cinquenta e sessenta por cento. Evitei acelerar e, mesmo quando tentei, não deu. Aceitei o ritmo que meu corpo determinou. Vencida a distância estabelecida, tirei os tênis e caminhei por três quilômetros até em casa. Mas tava com uma fome danada. E com muita sede. Não fui feliz no cálculo. Cheguei pregado. Dois copos de leite e um pedaço de bolo me socorreram antes de subir pra tomar banho.


         Votando ao assunto do segredo. À tarde, compartilhei com o grupo Triatletas Treinando uma mensagem veiculada no grupo da Iromind. Um convite, na verdade, pra uma palestra amanhã no La Serena, em Jurerê, com o coach Roberto Lemos. Meu amigo Luska, triatleta da Just, perguntou se o evento era restrito aos triatletas da Iromind ou se era aberto a outras assessorias. Avisei que era aberto e que se não fosse eu nem compartilharia. Gosto desse tipo de evento, aberto pra quem tem interesse em participar. Independente das cores partidária. É sempre uma chance pra o triathlon falar mais alto que a camisa da equipe que envergamos. Claro que cada equipe tem suas atividades particulares, mas quando os triatletas se misturam a festa é sempre mais bonita. Então bora lá amanhã, você que é triatleta. Começa às 10h. Dá tempo de fazer seu treino e depois correr pra nos encontrarmos. See you. 

Resumo do treino
Aquecimento na bike (rolo): 30'
Corrida
1,5km de trote com educativos em estrada de terra
15km
Tempo: 1h19
Ritmo: 5’18
Cadência média: 168 epm
Ganho de elevação: 59m
Perda de elevação: 87m

Nenhum comentário:

Postar um comentário